O CENTRAC, enquanto coordenação nacional do Programa Mercosul Social Solidário (PMSS), participou nos dias 15 e 16 de setembro de 2014, em Brasília do debate “Participação Social nos Processos de Integração Regional” à convite da Secretaria Geral da Presidência da República. Participaram ainda representantes de Movimentos Sociais, Centrais Sindicais, ONGs, Pesquisadores e outros atores relevantes para o fortalecimento da participação social na América do Sul.
O objetivo do evento foi identificar as principais barreiras para a atuação brasileira nos foros de participação social na América do Sul e propor soluções para melhorá-los, além de propor estratégias para fortalecer a participação social na região.
Os principais pontos discutidos no encontro foram compilados num relatório que servirá de base para aprimorar a atuação da
560d9a70-6c14-4066-a5b4-0ef237f26147sociedade civil brasileira como protagonista da integração regional e da Secretaria-Geral da Presidência da República como facilitador da participação social em foros internacionais, impactando de forma positiva na institucionalização da participação social nos mecanismos de integração regional.
O Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS) é uma plataforma de trabalho que envolve 16 Organizações Não Governamentais (6 na Argentina, 3 no Brasil, 2 no Chile, 3 no Paraguai e 2 no Uruguai) e cerca de 200 Organizações Sociais de Base (OS’s) desses países (jovens, mulheres, rurais e urbanos) que atuam no campo do desenvolvimento local, da educação e comunicação popular, da cidadania e da participação. No Brasil o CENTRAC é responsável pela coordenação nacional do PMSS.
d5df9ac6-7761-47c7-83be-7021b5603d16Ana Patrícia Sampaio é socióloga, coordenadora do Programa Juventude e Participação Política do CENTRAC e coordenadora nacional do PMSS. Ela representou a instituição e o Programa no evento em Brasília e fez uma avaliação positiva deste momento: “O Brasil tem uma rica experiência de participação da sociedade civil em instâncias decisórias que podem aportar para as experiências de integração que estamos vivenciando na região como o MERCOSUL e a UNASUL. Esses espaços tem potencial para propiciar uma verdadeira integração dos povos e uma cidadania regional”.
O PMSS entende que ações como essas poderão subsidiar estratégias comuns para elaboração de uma agenda social para o Mercosul. Desde 2004, o Programa conta com o financiamento do Comitê Católico Contra a Fome e a Favor do Desenvolvimento (CCFD), que apoia ações de fortalecimento e atividades estratégicas da plataforma- Iniciativas locais para o exercício da cidadania, Seminários Nacionais Temáticos, participação nas Cúpulas Sociais da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – aprofundando o relacionamento com os respectivos governos, além de uma relação formal com o Parlamento do MERCOSUL e com a Rede de Mercocidades.